terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ocupação humana junto aos mananciais...

Resguardem as matas ciliares em Santa Catarina!

Represas do interior de São Paulo estão ameaçadas

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A qualidade da água das grandes represas paulistas está ameaçada por uma nova onda de ocupação desenfreada. Reservatórios como o de Itupararanga, na região de Sorocaba, e Jurumirim, em Avaré, que ainda têm águas limpas, voltaram a ser procurados para lazer e turismo sobretudo por quem foge da violência e da saturação do litoral. Esses mananciais correm o risco de se tornar tão agredidos ambientalmente quanto as Represas Billings e do Guarapiranga, perto da capital, segundo a SOS Mata Atlântica.



Para o ambientalista Mário Mantovani, da ONG, a pressão imobiliária afeta também as seis represas do Sistema Cantareira, que abastece grande parte da Região Metropolitana de São Paulo. ?Nossas represas nunca estiveram tão ameaçadas. O nível de ocupação está no limite de se tornar irreversível.?



As margens de Itupararanga são ocupadas mesmo após sua transformação em Área de Proteção Ambiental (APA) por lei estadual aprovada há dez anos. As águas abastecem 63% da população regional, estimada em 2 milhões de pessoas, incluindo os habitantes de Sorocaba e Votorantim. Segundo a Polícia Ambiental, a ocupação do entorno aumentou 50% no período, apesar da fiscalização feita até com helicópteros. Em Ibiúna, loteamentos clandestinos já lançam esgoto na represa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
(de http://www.estadao.com.br/noticias/geral,represas-do-interior-de-sao-paulo-estao-ameacadas,306402,0.htm)

Nenhum comentário: