sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Onde conseguir o adubo, o fertilizante?

Não nas minerações a céu aberto, degradadoras do meio-ambiente!

Fertilizante orgânico entra no mercado hoje

Será inaugurada hoje à tarde a primeira fábrica de fertilizantes orgânicos do Sul do Brasil. A BioCoper, localizada em Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, deve produzir de 800 a mil toneladas por mês do composto.

O produto será comercializado em SC, no Rio Grande do Sul e no Paraná a um valor médio de R$ 35 o saco de 40 quilos. O fertilizante biológico não agride o meio ambiente e é 10% mais barato do que o químico.

A fábrica da Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) começou a ser construída há 15 meses. Localizada às margens da BR-470, a sete quilômetros do centro de Campos Novos, a estrutura é composta por 2,5 mil metros quadrados, com depósitos, produto embalado, refeitório e equipamentos de ponta. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na construção e compra de máquinas. Quinze novos empregos serão gerados.

– A ideia de construir a fábrica surgiu no ano passado, quando o produto químico estava muito caro. Queríamos algo mais acessível e tão eficiente quanto para os cooperados– disse o diretor-executivo da Copercampos, Laerte Thibes Júnior.

Além de reduzir o custo de produção, o composto também é ecológico: reaproveita os dejetos de suínos e aves e, com o uso contínuo, fortalece o solo. Além disso, não polui mananciais e não causa o risco de intoxicação para o produtor.

FRANCINE CADORE | CAMPOS NOVOS

Nenhum comentário: