quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Anitápolis - Bunge - Yara...

Todos contra? Não, quase todos...


Projeto Anitápolis é repudiado em Laguna-SC
Autor:
Fernando De Carvalho


Laguna (24/11/2009) A cidade recebeu nesta tarde, no Clube Congresso, o advogado Dr. Eduardo Bastos Lima e o Presidente da ONG Montanha Viva, Dr. Jorge Albuquerque.

A Comunidade e lideranças locais, receberam informações sobre os impactos ambientais do Projeto Anitápolis, que tenta minerar fosfato em área de preservação permanente, junto a Mata Atlântica na região do Rio Pinheiros, em Anitápolis SC.
Diversas liderenças da região, (Florianópolis, Rancho Queimado, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Gravatal, Imaruí) prestigiaram o evento.

Os impactos, descritos em pareceres técnicos dos vários cientistas, ali apresentados, comprovam que a licença ambiental concedida pela FATMA, órgão de fiscalização e licenciamento, ligada ao governo do estado, são completamente falhos e imprecisos. O que foi respaldado pelo Ministério Público Federal, que concedeu liminar contra a instalação da IFC. São réus nesta ação a União, o Governo do Estado de Santa Catarina, as empresas Bunge e Yara que compõem a IFC, a FATMA, IBAMA, e município de Anitápolis.

Após as apresentações, ouve manisfestação dos presentes, com destaques para o Secretário de Turismo e Secretaria de Saúde do município de Laguna, além de um vereador lagunense, que evidenciaram os problemas que tal empreendimento poderia vir a causar ao município e região.
Já o Secretário de Educação de Gravatal, touxe a informação do importate apoio da Senadora Ideli Salvatti(PT) que segundo o secretário Ademir(Milo), após a senadora conhecer detalhes do Projeto Anitápolis, comprometeu-se a apoiar o movimento, e que em Brasília, estará juntamente com outros políticos, trabalhando para reverter o interesse do governo na exploração do fosfato nesta área de preservação em SC.
Em sua fala o vereador de Tubarão, Aroldo Silva,(Dura) alertou para a graviade da falta de responsabilidade do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, que tem se omitido em manifestar sua opinião e a contrapor aos dados divergentes, apresentados no EIA pela empresa mineradora. Defendeu que o Comitê deverá ser penalizado no processo em curso.

Também marcaram presença as lideranças empresariais de Braço do Norte (ACIVALE e CDL), que fizeram suas manifestação e que vem respaldando o movimento contrário a mineração já ha algum tempo, por entenderem que existem outras iniciativas empresarias sustentáveis, que proporcionarão melhor qualidade de vida para toda a região.

Com um emocionante apelo, manifestou-se o lider sindicalista do setor pesqueiro, Abadias, chegando a propor o fechamento da BR 101, caso o governo negligencie as evidencias técnicas e a vontade popular, contrárias a instalação da mina.

A Pró-Fundação Sabor Natureza, esteve presente registrando o evento e em breve, estara disponíbilizando + vídeos, nos canais da ECOTV.

Nenhum comentário: