sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mata ciliar retorna ao Vale do Paranapanema

Quando a mata ciliar vai voltar a existir às margens dos nossos rios de Santa Catarina? O Rio Imaruí, o rio Cubatão, o rio Braço do Norte, o rio do Povoamento e tantos outros agradeceriam por este carinho!

Mata ciliar retorna ao Vale do Paranapanema

da Folha de S.Paulo

Se os números da recomposição das matas ciliares (vegetação na beira de rios fundamental para a biodiversidade) ainda são tímidos no Estado de São Paulo, existe pelo menos uma mudança de cultura em relação ao problema, segundo pesquisadores ouvidos pela Folha.

"Aqui no Vale do Paranapanema, a situação melhorou muito", diz Giselda Durigan, engenheira florestal do Instituto Florestal de São Paulo. "Pelo menos não há mais lavoura até a margem do rio. Plantios foram feitos e a qualidade da água dos rios melhorou", diz.

Apesar das ações pró-ativas, a recuperação ainda engatinha. Como a recomposição da mata ciliar só é obrigatória para quem desmatou a partir de 1989, e ela chega a custar R$ 15 mil por hectare, poucos plantios ocorrem de fato.

Em São Paulo, existe 1 milhão de hectares degradados de mata ciliar. "Temos hoje comprometidos, via Ministério Público, a recuperação de 18 mil hectares, que está em curso", diz Ricardo Rodrigues, da USP.

O Estado tem ainda um banco de áreas no total de 1.900 hectares para os interessados.



(da FolhaOnLine: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u576610.shtml)

Nenhum comentário: