sexta-feira, 23 de julho de 2010

O lixo levado pelos rios para o mar o que causa?

Causa isso aí embaixo, gente!

(da Folha de São Paulo - FolhaOnLine - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/771263-sobe-para-569-o-numero-de-animais-marinhos-recolhidos-no-litoral-de-sp.shtml)


22/07/2010 - 21h00

Sobe para 569 o número de animais marinhos recolhidos no litoral de SP


DE SÃO PAULO
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou nesta quinta-feira que já são 569 animais marinhos --entre pinguins, tartarugas e golfinhos-- recolhidos no litoral de São Paulo desde o dia 6 de julho. Desse total, apenas 2% estão vivos.
Na sexta-feira (23), veterinários do Aquário Municipal de Santos, do Cram (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos) Reviva de Guarujá (Baixada Santista) e do Ibama irão se reunir em Cubatão (Baixada Santista) para fazer um balanço da situação.
Os veterinários do Aquário Municipal de Santos divulgaram na quarta-feira (20) o laudo da necropsia de 15 pinguins e uma tartaruga-verde. Ingestão de lixo, desequilíbrio energético, parasitas e aspergilose --uma doença pulmonar causada por fungo-- foram diagnosticados.
A tartaruga-verde, segundo os veterinários, morreu de hemorragia intestinal após ingerir uma grande quantidade de lixo. Os animais mortos também estavam desnutridos e desidratados.
A veterinária do Cram, Andréa Maranho, afirmou que é comum aparecer animais marinhos mortos na região Sudeste nesta época do ano. "Com essa frente fria forte da La Niña [resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico equatorial], os animais ficam mais cansados e não conseguem se alimentar direito. A média de recuperação desses animais encontrados moribundos não passa de 40%."
Divulgação

Nenhum comentário: