quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Política de saneamento permanente para os municípios

Em Anitápolis a preocupação com saneamento aparentemente não existe. Na praça, em frente a uma lanchonete, já se sente o cheiro do esgoto, como nas grandes cidades.

Mas já há quem se preocupe. No Rio Grande do Sul, por exemplo. Vejam abaixo.
(de http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id=VZlSXRVVONlUspFRTxmWaN2aKVVVB1TP)


Sintonia da Terra
Quarta-feira, 11 de Agosto de 2010
 
     
Programa do NEJ/RS destaca importância de uma política de saneamento permanente para os municípios
  
Tema foi debatido na Terça Ecológica de agosto, promovida pelo NEJ/RS, realizada nesta semana. Sintonia da Terra vai ao ar nesta quinta-feira (12), a partir das 10h, na Rádio da Universidade.
  
Lisiane Machado/Funasa    
Gustavo de Mello, fala na Terça Ecológica

Por redação EcoAgência de Notícias Ambientais

A necessidade de termos política governamental de saneamento permanente para os municípios e não apenas relacionada a uma gestão é o tema a ser abordado nesta quinta-feira (12), no programa Sintonia da Terra. O entrevistado é o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Rio Grande do Sul, Gustavo  de Mello. Um dos palestrantes da Terça Ecológica, realizada nesta semana, Gustavo de Mello fala sobre  as mudanças ocorridas com a Lei 11.445 de 2007, a Lei do Saneamento e Resolução Recomendada No 33, de 1º de março de 2007, do Ministério das Cidades, que prevê até 31 de dezembro de 2010, como prazo para que municípios com até 50 mil habitantes discutam com a população e aprovem nas câmaras de vereadores o seu plano municipal de saneamento básico.

Já a geóloga e consultora da Organização Panamericana de Saúde (OPS) Rosemeri Siviero aborda o uso da água e as formas de contaminação encontradas no Estado devido a retirada não organizada, sem avaliação prévia.

O programa tem ainda as notícias da semana e a agenda de eventos ambientais.

Sintonia da Terra é um programa semanal de rádio, com meia hora de duração, produzido pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ/RS), em parceria com a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com mais de cinco anos de existência, tem sua pauta dirigida aos temas da sustentabilidade, lançando um olhar socioambiental para aspectos da realidade local, nacional e internacional. Dedica-se, também, aos assuntos do movimento ecológico organizado.

Promovido pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), com apoio da EcoAgência de Notícias Ambientais e da Rádio da Universidade, Sintonia da Terra é produzido e apresentado pelas jornalistas Raíssa Genro e Danielle Sibonis.

Para ouvir ao vivo:
Quintas-feiras, às 10h, na Rádio da Universidade (1080 AM), em Porto Alegre
ou pelo site www.ufrgs.br/radio.

Nenhum comentário: