segunda-feira, 9 de maio de 2011

Santa Rosa de Lima desponta como referência no turismo rural...

Enquanto isso muita gente em Anitápolis não enxerga este potencial!

(de http://www.notisul.com.br/n/geral/municipio_desponta_como_brreferencia_no_turismo-29011)


Belezas naturais

Município desponta como referência no turismo

Às vésperas de completar 49 anos, moradores da cidade passaram a explorar as belezas naturais de forma sustentável.
08 de Maio de 2011 às 22:48min

Santa Rosa de Lima

O contato com a natureza e a vida simples do campo. O leite fresquinho, a verdura colhida na hora, o cheiro da mata, e, essencialmente, a arte de receber bem. Este é um retrato de Santa Rosa de Lima, que amanhã completa 49 de fundação. A aposta do município para o crescimento é o turismo rural.  
 
Uma vitória é que o Ministério do Turismo já considera o município como referência nesta modalidade de turismo. Isto ocorre por causa do enorme potencial. 
 
A atividade turística ainda é pequena. Belezas naturais não faltam à cidade. Um exemplo é a Serra Geral, a 24 quilômetros do centro, um dos cartões postais do município. O local foi formado há 200 milhões de anos pelo derramamento de lava vulcânica e pelo movimento das placas tectônicas mais tarde. 
 
Santa Rosa de Lima mantém uma aliança entre turismo e a agricultura familiar, o que propicia o resgate de culturas tradicionais, a valorização da gastronomia típica e a produção sustentável dos alimentos. Para o prefeito Celso Heidemann (PP), isto  fortalece o turismo e, ao mesmo tempo, gera renda, ao agregar valor à atividade agrícola, artesanal e agroindustrial, o que colabora com a preservação do patrimônio natural e cultural. 
O turista que visita Santa Rosa de Lima busca tranquilidade, contato com a natureza, modo de vida simples, comida caseira, hospitalidade e, acima de tudo, valorização das culturas locais, do meio ambiente sustentável e qualidade de vida. 
 
História
Santa Rosa de Lima foi fundada em 10 de maio de 1962. Mas, antes de ganhar porte de município, serviu de ponte de parada para colonizadores alemães e imigrantes italianos. 

Nenhum comentário: