quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Saneamento é fundamental! Orleans é exemplo!

Continuo questionando: porque não começar as redes de esgoto enquanto as cidades são pequenas? É mais fácil! Faltam administradores de visão!


ORLEANS/SC: 94% DE COBERTURA EM SANEAMENTO BÁSICO.
A Superintendência Estadual da Funasa de SC inaugurou mais uma etapa de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Orleans. Com a conclusão dessa obra, o município, situado no sul de Santa Catarina, com 21 mil habitantes, alcançará 94% de cobertura de esgotamento sanitário coletado e tratado no perímetro urbano, segundo informou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), sendo um dos maiores índices em saneamento básico no País. A ampliação foi viabilizada por convênio celebrado com a Funasa em 2006, que possibilitou a construção de uma estação elevatória e 10.723 metros de rede coletora, com 305 ligações domiciliares.  Mais de 1.200 moradores dos Bairros São Gerônimo, Murialdo e Corridas foram beneficiados com a obra em que foram investidos R$ 400 mil da Funasa e 148,3 mil de contrapartida do município, totalizando R$ 548,3 mil. A solenidade contou com a presença do superintendente estadual da Funasa Adenor Piovesan (Noi), secretários, vereadores, assessores e representantes das comunidades beneficiadas.
A senhora Rosalia Agostinho Espindola, de 43 anos, moradora do bairro Corridas, conta que nos últimos anos o saneamento básico na cidade melhorou muito: “antes nosso esgoto era jogado no rio, hoje graças ao empenho de todos podemos dizer que temos um ótimo saneamento básico”. O diretor do Samae de Orleans, Antonio Ironildo Willemann, destacou a atuação da Funasa desde a década de 1970 na implantação do saneamento básico do município. Na época o trabalho era desenvolvido pela Fundação Sesp (Serviço Especial de Saúde), órgão que deu origem à Funasa. “Esta parceria constitui um modelo de gestão que deu certo. A meta do município é chegar a 100% de cobertura do perímetro urbano e rural com esgoto sanitário”, afirmou Antonio. O prefeito de Orleans, Jacinto Redivo, salientou que a cooperação técnica da Funasa tem sido imprescindível para o desenvolvimento dos programas de saneamento ambiental no município: “Desde a criação do Samae, a Fundação não mediu esforços para o atendimento de nossas demandas de saneamento, mostrando que a cooperação técnica é fundamental para alcançarmos ótimos índices de cobertura sanitária”. O superintendente da Suest/SC Adenor Piovesan (Noi) ressaltou que o município de Orleans é um exemplo na elaboração e execução de projetos de saneamento. “Sabemos dos entraves burocráticos que existem nos convênios mas a cooperação técnica da Funasa e a eficiência dos gestores locais resultou no atendimento dos pleitos e na perfeita aplicação dos recursos, melhorando assim o saneamento básico do município”, completa Piovesan.

Nenhum comentário: