quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Mudança climática pode abalar paz mundial, diz documento

Mais razões para preservarmos o Ambiente da Serra:
Mudança climática pode abalar paz mundial, diz documento
da Efe, em Washington

A mudança climática não supõe apenas um risco para o meio ambiente, mas também pode representar "profundas ameaças" para "a paz e a estabilidade no planeta". As informações estão em relatório conjunto do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês) e do Centro para uma Nova Segurança nos Estados Unidos (CNAS, em inglês).

Os dois centros de estudos publicaram na terça-feira (6) em suas páginas de internet o relatório intitulado "A Era das Conseqüências: a Política Externa e as Implicações na Segurança Nacional da Mudança Climática Global".

No estudo, o CSIS e o CNAS apontam as conseqüências da mudança climática sobre as relações exteriores e a segurança no mundo. Os órgãos afirmam ainda que o problema será um dos maiores desafios na área da segurança interna nos EUA.

Crise

O estudo lembra que as primeiras conseqüências da mudança climática nas relações internacionais já foram sentidas, como, por exemplo, no último dia 2 de agosto, quando dois batiscafos (pequenos submarinos) fincaram a bandeira da Rússia a mais de quatro mil metros de profundidade no Pólo Norte.

Os russos queriam demonstrar com isso que a cordilheira submarina Lomonossov faz parte da plataforma continental da Sibéria.

A área sobre a qual Moscou reivindica direitos tem uma vasta superfície e acredita-se que possua um quarto das reservas mundiais de hidrocarbonetos.

No entanto, a colocação da bandeira russa fez com que o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, fosse aos territórios de Nunavut e do Nordeste, no extremo norte do país, para reforçar a soberania do Canadá sobre as regiões do Ártico.

Tensão

A desertificação na região sudanesa de Darfur também é mencionada no estudo como responsável por um "suposto aumento das tensões".

O risco de inundações no litoral de Bangladesh representaria outro caso, pois poderia provocar o deslocamento de 30 milhões de pessoas em um país que já vive sob constantes turbulências políticas e sob ameaça do extremismo islamita.

O estudo afirma que a Índia já está construindo um muro em sua fronteira com Bangladesh.

Por último, o relatório afirma que a concessão do Prêmio Nobel da Paz deste ano ao ex-vice-presidente americano Al Gore é um "reconhecimento claro de que a mudança climática representa um risco para a paz no planeta".

Leia mais

Orgão considera combate às mudanças climáticas a Terceira Guerra Mundial
Mudança climática pode acabar com a globalização, diz relatório
Incerteza deixa previsão do clima caótica
Entenda as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global
Livro apresenta 1001 maneiras de salvar o planeta
(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u343375.shtml)

Um comentário:

Fernando José Pimentel Teixeira e Christiane de Souza Pimentel Teixeira disse...

Caro Pardal:
Saudações!
Valeu o contato, é muito bom saber que existem pessoas que são sensibilizadas pela causa ambiental e com atitudes preservacionistas como você.
Estamos a disposição para trocarmos algumas impressões - entre em contato pelo endereço eletrônico: rppnriodaslontras@uol.com.br
Um abraço!
Fernando