quinta-feira, 24 de abril de 2008

Homens inconscientes e covardes!

Que tristeza! Toda a criação chora devido à queda do Homem...

ONÇA COVARDEMENTE ASSASSINADA É ENCONTRADA EM CORUPÁ SEM AS PATAS



Uma onça puma foi encontrada por aventureiros eco turistas morta com um tiro na cabeça e sem as quatro patas, na localidade de Ribeirão dos Correias, interior de Corupá. “Caminhávamos em mais uma de nossas expedições, na estrada construída pela família Bäumle, uma das ligações ao planalto corupaense, quase chegando na antiga ponte natural no Ribeirão dos Correias quando percebemos marcas de unhas no barranco e um forte odor de carniça. Subimos o caminho existente e deparamos com um enorme felino morto. Uma Onça adulta com cerca de um metro e uns 70 quilos, lamentavelmente morta e com as quatro patas cortadas. As dianteiras foram largadas a cerca de 10 metros do corpo e as traseiras levadas. Troféu ou Souvenir? A pessoa que fez isto deve ter alguma definição, algum motivo ou algum problema mental para realizar tal ato de insanidade, pois não acreditamos que uma pessoa normal possa matar um animal desse somente para cortar as suas 4 patas e largá-lo ao relento”, descreve Roberto Zeininger, presidente da Sócio Ambiental ECOVALE das Cachoeiras de Corupá. Continuando o relato, frisa que “equipamento para realizar esta missão ele já tinha e já estava devidamente preparada. Uma espingarda calibre 12 e um tiro certeiro na cabeça. Herói ou Vilão? Caçador ou Assassino? Corajoso ou covarde? A sociedade pode concluir melhor do que nós. É difícil entender esta crueldade, pois nenhum outro ser vivo tem esta proeza: a de matar por matar! só o ser humano, aquele conhecido como o único ser racional do planeta. Se bem que nem os índios e nem mesmo as tribos africanas fazem isso!! Será que é coisa de homem branco supostamente desenvolvido? Caçador? com certeza que não é! pois o verdadeiro caçador traz a sua caça para degustá-la. Se bem que nos dias de hoje não faz mais parte da luta pela sobrevivência, mas sim pelo esporte, satisfação, instinto ou sei lá o que. Mas este hobby esta com os dias contados pois a caça esta cada vez mais rara de se encontrar. Seja lá quem foi.... Ironicamente “Nossos Parabéns”!”. Para nós, admiradores desses animais soltos na natureza, só nos resta lamentar”.

A suçuarana, também chamada por puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e leão da montanha. É um mamífero da família felídeos nativo das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon, no Canadá, ao Andes sulinos da América do Sul. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois do Jaguar (onça pintada), e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e jaguar, embora seja mais freqüentemente relacionada aos pequenos felinos. Até o fim dos anos 90, não menos que 32 subespécies foram registradas; contudo, um estudo genético recente de DNA descobriu que muitas dessas espécies são semelhantes para serem reconhecidas como distintas a um nível molecular. Depois da pesquisa, a Espécie de Mamífero canônica do Mundo (3a edição) reconhece seis subespécies, cinco da qual são somente encontradas na América Latina: Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro fator que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos. Dois hábitos da suçuarana a tornam presa fácil para caçadores e fazendeiros. As carcaças que guarda para alimentação posterior podem ser envenenadas e, ao subir em árvores quando acuadas por cães, são facilmente morta a tiros. A suçuarana é uma criatura reverenciada às vezes como benevolente, às vezes como covarde, pelo fato de não atacar o homem, preferindo fugir à sua presença. A caça e a alteração do hábitat, com conseqüente redução da disponibilidade de presas, são as principais ameaças à sobrevivência da onça-parda. É classificada pelo IBAMA como espécie ameaçada de extinção.

(do Jornal Absoluto de 23/04/2008)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ano passado uma suçuarana matou e comeu (durante alguns dias!) uma ovelha adulta do meu pequeno rebanho.
Apenas recolhi os animais para um pasto mais perto de casa e senti que ela estava no seu direito, pois ladrão que rouba ladrão...(neli)