terça-feira, 9 de setembro de 2008

Lixo? Que lixo? É tudo matéria prima!

Lixo é um conceito arcaico. Em lugar de extrair os fertilizantes do solo, em minerações não sustentáveis, é preciso re-obter o nitrogênio, o fósforo e o potássio da biomassa! E reciclar todo o resto.

Vejam isto:

Mostra revela como brasileiros e estrangeiros usam o lixo

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

da Folha Online

Nesta sexta-feira (29), é o último dia para visitar a mostra multimídia "Lixoútil", em exposição no andar térreo do shopping Eldorado (região oeste da capital paulista).

Divulgação
Mostra "Lixoútil" (foto) está em cartaz no shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo
Mostra "Lixoútil" fica em cartaz no shopping Eldorado (região oeste) até sexta-feira (29)

Em um espaço de 300 m2, há bastante informação acerca das diferentes formas de reciclagem de lixo e sobre as diferenças entre cada tipo de resíduo. A mostra é dividida em módulos montados sobre suportes feitos de materiais reciclados (krillon, papel, pet) ou reutilizados (pneus), e também oferece dados importantes sobre a valorização da consciência ecológica de brasileiros e estrangeiros.

Um painel exibe qual é a quantidade de lixo descartada nos principais países de cada continente. Em alguns países latino-americanos, chega a ser espantoso perceber que a maior parte deste lixo descartado é composto por detritos orgânicos, ou seja, comida.

Nos Estados Unidos e Japão, países onde há bem menos famintos, o papel lidera, enquanto o lixo orgânico nem aparece na listagem. O grande desperdício de papel levanta a questão do impacto ambiental e de como amenizá-lo.

A instalação teve sua estréia em São Paulo em 2005 e já passou por diversas capitais, como Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). O sucesso da iniciativa é a principal razão para a volta à capital paulista, desta vez em um shopping center.


(de http://guia.folha.com.br/exposicoes/ult10048u438925.shtml)

Nenhum comentário: