terça-feira, 9 de setembro de 2008

Plantando no deserto.

Eu sempre imaginei os países produtores de petróleo usando um pouco do dinheiro que arrecadam com as milionárias exportações em projetos de... Florestas no deserto! Fixariam carbono (carbono liberado pelos combustíveis fósseis...) e possibilitariam um estudo sobre as mudanças causadas pela presença de florestas em ambientes anteriormente desertos...
Pois vejam isto:

Projeto britânico quer produzir comida e energia em deserto

da Folha Online

Sahara Forest Project /Divulgação
Equipe de engenheiros e arquitetos combina tecnologias para produzir comida no deserto
Equipe de engenheiros e arquitetos combina tecnologias para produzir comida no deserto

Uma equipe de engenheiros e arquitetos baseados em Londres está combinando tecnologias para transformar imensas áreas desérticas em terrenos férteis com capacidade de produzir comida, água limpa e fontes alternativas de energia.

O Sahara Forest Project (Projeto Floresta Sahara) consiste em construir lado a lado estufas onde seria possível obter água limpa e cultivar alimentos, e painéis espelhados gigantes que captariam raios solares para gerar eletricidade.

A iniciativa combina tecnologias criadas pela empresa Seawater Greenhouse, que cultiva plantações em estufas instaladas em áreas áridas, e por arquitetos e engenheiros que desenvolveram uma técnica conhecida como Concentrated Solar Power (Energia Solar Concentrada, em tradução livre).

O criador da Seawater Greenhouse, Charlie Paton, explica que a técnica consiste em instalar evaporadores na entrada da estufa que convertem a água do mar em vapor. O vapor resfria a temperatura dentro do local em até 15 graus e favorece o crescimento da lavoura.

Do outro lado da estufa o vapor é condensado, transformando-se em água limpa que serve para regar as plantações. Segundo Paton, a quantidade de água obtida é cinco vezes maior do que a necessária para molhar as plantas, produzindo um excedente que pode ser usado para mover turbinas acopladas aos painéis que captam a energia solar, gerando energia.

Biodiesel

De acordo com os criadores do Sahara Forest Project, em fase de testes em Tenerife, Omã e Emirados Árabes Unidos, a iniciativa terá potencial para produzir comida e eletricidade que serão consumidas por moradores locais.

A energia também poderia ser enviada para a Europa por meio de um conversor. Com o excedente de água ainda seria possível cultivar pinhão manso, uma planta que serve de base para produzir biodiesel e que se adapta bem às terras desérticas.

Os criadores do projeto dizem que a iniciativa poderá ser uma ferramenta importante para combater a desertificação e trará múltiplos benefícios, como "grandes quantidades de energia renovável, comida e água'.

(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u442453.shtml)

e a busca em http://www.google.com.br/search?q=Sahara+Forest+Project&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a



Nenhum comentário: