sexta-feira, 6 de junho de 2008

Trem é arma eficaz contra aquecimento

Desde pequeno gosto de trens. Lembro-me que ia à janela do banheiro do apartamento de uma amiga de minha mãe, a dona Madalena (acho que ela era namorada do vereador Osvaldo Marques). O apartamento ficava em São Vicente, perto da praia e da divisa com Santos. Perto também de onde minha mãe foi morta... Via o trem da então Estrada de Ferro Sorocabana passando... Acahava lindo!
Hoje vejo os trens mais como uma real solução para os problemas de transporte e de gasto inútil de combustíveis. O que é comprovado pelo artigo abaixo. Quem dera houvesse uma ferrovia ligando Itajaí ao oeste catarinense, passando por Blumenau, como havia sido planejado... Outra ligando o norte ao sul do litoral, viabilizando o transporte multi-modal...

Trem é arma eficaz contra aquecimento

da Folha de S.Paulo

Uma zona metropolitana bem adensada e com um sistema bastante eficiente de transporte por trilhos é um bom antídoto ao aquecimento global.

Levantamento divulgado pela ONG americana Brookings Institution revela que a quantidade média de carbono emitida por pessoa nas cem maiores cidades dos EUA é menor do que a média do país.

Apesar de existirem muitas variáveis em jogo, os autores do estudo creditam a diferença ao sistema de transporte e a quantidade de energia residencial usada pelas pessoas.

A lista feita pelos pesquisadores mostra Honolulu, Los Angeles, Portland, Nova York e Boise como as cinco cidades com consumo mais eficiente.

(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u409527.shtml)

Nenhum comentário: