terça-feira, 29 de setembro de 2009

O absurdo do desperdício de energia.

Isto faz os nossos céus ficarem poluídos pelo excesso de luz. Então não podemos admirar as estrelas... :-(

João de Barro adere à Campanha Contra a Poluição Luminosa

Está mais do que na hora de dar um basta ao desperdício de energia na iluminação pública! Coloque na ponta do lápis os 20% de iluminação que se perdem nas luminárias (mal) projetadas e se surpreenda com o dinheiro jogado fora. A edição de novembro 2008 da revista National Geographic Brasil trouxe um artigo sobre o "Fim da Noite" mostrando o impacto que a poluição luminosa tem na vida animal: pássaros cantando em plena meia-noite, tartarugas deslocando-se à praia em épocas inapropriadas, etc... Mesmo assim, as cidades querem ser "Las Vegas".

Um tipo de luminária comum nas praças brasileiras é o cúmulo do desperdício. Conhecida nos catálogos de iluminação como "poste com rebatedor para iluminação indireta", o modelo normalmente usa uma ou duas lâmpadas do tipo vapor metálico com potência de 150W. A lâmpada ilumina uma placa curva e a luz refletida por esta placa é que ilumina os objetos. Nem precisa dizer que as intempéries interferem na refletividade da placa, diminuindo ainda mais a eficiência da luminária. Se as cabeças pensantes usassem uma luminária eficiente, a potência da lâmpada poderia ser reduzida pela metade (vapor metálico de 70W).

Pois bem, parece que até mesmo as aves resolveram dar um basta a este desperdício. Abaixo temos uma foto obtida na Praça Breno Valadares no Bairro Santa Mônica em Florianópolis, onde o heróico João de Barro quebrou todos os protocolos.

Recebi o link de um amigo, o Sérgio Schmiegelow: http://www.costeira1.astrodatabase.net/joao_de_barro.htm

Muitas das nossas cidades do interior também querem parecer Las Vegas... Infelizmente.

Nenhum comentário: