quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Saneamento: sinto orgulho de ter nascido em Santos!


Santos, onde morei até meus 17 anos, tem nove canais de drenagem, construídos no começo do século XX por iniciativa de Saturnino de Brito, para combater a febre amarela que ocorria na região. Na década de 1970 as águas destes canais eram poluídas, cinzas. O pior deles era o canal 3, margeado pelas pistas da avenida Washington Luís.
Visitei a cidade em janeiro deste ano e ví as águas do canal 1 límpidas e com tilápias grandes!
Orgulho de ser santista! Mas agora quero ver os rios de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça DESPOLUÍDOS! Vamos ver se os administradores são capazes! Eu os desafio, e à população destes municípios a deixar as águas dos rios AraújoAririúBüchele, Cubatão e Imaruí límpidas e com peixes VIVOS! 
Sou contra cobrirem os rios com placas de concreto, matando-os e transformando-os definitivamente em esgotos! Isso é incompetência!
E quero ver os municípios da Serra Catarinense, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Bom Retiro, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Urubici e outros cuidarem de suas águas!
29/09/2011 - 16h22

Estudo aponta melhores e piores cidades no saneamento básico


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Uma pesquisa divulgada nesta semana coloca a cidade de Santos, no litoral paulista, como a melhor classificada do país no saneamento básico.
O ranking, elaborado pela ONG Trata Brasil, tem como base um estudo do Sistema Nacional de Informações de Água e Esgotos, do Ministério das Cidades.
Para fazer o ranking, são compilados critérios diferentes do estudo do Ministério das Cidades, referente a 2009, como população atendida com água tratada e com rede de esgoto, tratamento de esgoto, tarifa média cobrada e investimento. Para cada aspecto analisado o estudo estabelece uma evolução e classifica as cidades.
Foram avaliadas 81 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. Juntando esses aspectos, Santos está em primeiro lugar. Outro destaque é São José do Rio Preto, que tratava 5% do esgoto em 2008 e passou a tratar 99% no ano seguinte. Os dados utilizados pelo Ministério são fornecidos pelas empresas de saneamento das cidades.
Das 81 cidades analisadas, 28 informam ter índice de coleta de esgoto de mais 80% da população. Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Montes Claros (MG) informam atender 100% da população. Entre 2003 e 2009, houve um aumento de 12% da coleta no conjunto dos municípios.
As cidades com índice zero de coleta são três do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João do Meriti e Ananindeua (PA).
MELHORES CIDADES
1ª Santos (SP)
2ª Uberlândia (MG)
3ª Franca (SP)
4ª Jundiaí (SP)
5ª Curitiba (PR)
6ª Ribeirão Preto (SP)
7ª Maringá (PR)
8ª Sorocaba (SP)
9ª Niterói (RJ)
10ª Londrina (PR)
PIORES CIDADES
72ª Canos (RS)
73ª Jabotão (PE)
74ª Macapá (AP)
75ª Ananindeua (PA)
76ª Nova Iguaçu (RJ)
77ª Belém (PA)
78ª São José de Meriti (RJ)
79ª Belford Roxo (RJ)
80ª Duque de Caxias (RJ)
81ª Porto Velho (RO)

Nenhum comentário: