quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A vocação das cidades da Serra Catarinense.

Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna... Administradores pensem nisso:


PARQUE DAS NEBLINAS EM SP, VALE A PENA CONHECER

Published on terça-feira, 13 de setembro de 2011 in


Muitas famílias de paulistanos passam os fins de semana em seus apartamentos. Poucos sabem das belezas naturais e dos passeios fantásticos que a cidade oferece.
No entender do Vida Buena, as crianças devem ter o máximo contato com a natureza e um dos passeios mais bonitos de São Paulo fica a apenas 115 km, colado ao Parque Estadual Serra do Mar, o Parque das Neblinas.
E lá está a prova da força de recuperação da natureza. Na década de 1990, era apenas uma antiga fazenda de produção de eucaliptos que deu lugar a um parque de 2.800 hectares, reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo programa Homem e Biosfera, da Unesco.
De lá para cá, eucaliptos compartilham o lugar com uma mata em regeneração, de rica biodiversidade, e antigas rotas de caça de animais se transformaram em trilhas para caminhadas e contemplação da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados biomas brasileiros. O Parque das Neblinas funciona hoje como campo escola de práticas sustentáveis, fortalecendo a aproximação do homem com a natureza. Fomenta a restauração da Mata Atlântica por meio de programas focados em educação ambiental, ecoturismo, manejo sustentável de recursos naturais, cultivo de espécies ameaçadas e pesquisas científicas.
O Parque das Neblinas é um lugar acolhedor, aberto para a educação ambiental por meio de diversas atividades voltadas aos mais diferentes públicos. Todas as atividades devem ser agendadas e são sempre acompanhadas por monitores da comunidade do entorno. Escolha a que mais se encaixa no seu perfil e bom passeio!
Caminhadas: em uma extensa malha de trilhas, o visitante tem contato direto com o ambiente natural.
Canoagem: atividade contemplativa, com alguma dose de adrenalina, pelas águas cristalinas do rio Itatinga.
Circuito de bike: circuitos fáceis e intermediários são intercalados com caminhadas e banhos de cachoeira; os percursos vão de 5 a 20 km e podem ser integrados com a malha de trilhas para caminhada e atividades de canoagem.
Vivências na natureza: potencializando a integração entre o visitante e o ambiente.
Expedições científicas: mix de informação técnica, conhecimento científico e lazer.
Oficinas ambientais: aprendizagem sobre sustentabilidade.
Oficinas de fotografia: a Mata Atlântica como destino fotográfico.
Observação de orquídeas: das 94 espécies presentes no Parque, uma é a menor do mundo.
Agende sua aventura nas corredeiras do Parque das Neblinas:
Agende sua visita ao Parque das Neblinas: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br
Telefones: (11) 4724-0555 / 4724-0563
Fonte: Instituto Ecofuturo
Acompanhe mais dicas no nosso site: www.vidabuena.com.br e no nosso twitter @vidabuenasite

Nenhum comentário: