quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Fogo na Califórnia pode ter conseqüências graves para o ambiente

Mais um fato que gera "conseqüências graves para o ambiente"... :-(
E o fogo das queimadas aqui no Brasil? Não gera?

Fogo na Califórnia pode ter conseqüências graves para o ambiente
Publicidade

KERRY SHERIDAN
da France Presse, em San Diego

Os bombeiros que lutam contra as chamas que arrasaram a Califórnia durante a última semana se viram favorecidos neste domingo por melhores condições climáticas, mas a catástrofe deixou uma paisagem de cinzas e espessas nuvens de fumaça tóxica.

Temperaturas mais baixas, ventos mais calmos e uma chuvinha discreta permitiram aos bombeiros conter a maioria dos 23 incêndios ocorridos desde domingo passado, e provocaram sete mortes, destruíram 1.800 casas e obrigaram à evacuação de quase 700 mil pessoas.

Os bombeiros informaram que três grandes incêndios estarão sob controle nos próximos dez dias no estado mais povoado da costa oeste dos Estados Unidos.

Mas a autoridades advertiram para as nefastas conseqüências dos incêndios.

Em sete dias, os incêndios emitiram para a atmosfera o equivalente a gases de efeito estufa emitidos em um ano por 440 mil veículos.

Patricia Rey, porta-voz da Agência de Proteção ao Meio Ambiente, anunciou que as autoridades solicitavam às pessoas nas zonas afetadas pelo fogo para que ficassem dentro de casa.

"Aos grupos mais sensíveis, queremos mantê-los dentro de suas casas, orientando-os para que evitem a prática prolongada de exercícios. Se puderem realizar suas atividades em locais fechados seria ainda melhor. Dizemos também para que liguem o ar condicionado ao invés de abrir as janelas", enumerou.

A presença de pequenas partículas no ar é muito perigosa. As autoridades também aconselharam prudência na hora de retirar as cinzas que se acumularam em alguns lugares devido à irritação que pode provocar na pele, no nariz e na garganta.

Mas o conjunto das conseqüências dos incêndios no ambiente só será conhecido depois de muito tempo.

"Os dejetos, as cinzas, os materiais tóxicos não são bons para o meio ambiente", afirmou Bill Rukeyser do departamento de controle da qualidade da água da Califórnia.

As chuvas deverão limpar as toxinas deixadas em terras, mas as levarão para rios e oceanos, explicou.

Além disso, espécies de flora e fauna poderão desaparecer por causa do fogo. Cerca de 200 mil hectares foram queimados e outras 20.600 casas continuam ameaçadas.

Com a ajuda de aviões-tanque, os bombeiros californianos continuavam neste domingo com sua luta contra o fogo, com o apoio de colegas chegados do México.

Mas os serviços de meteorologia advertiram que as condições climáticas, que melhoraram neste fim de semana, podem piorar durante os próximos dias, com rajadas de vento quente e seco que atiçarão as chamas.

Alguns incêndios podem ter sido provocados por postes jogados ao solo pelo vento, mas alguns focos, como os de Orange County, foram atribuídos a piromaníacos.

O governador Arnold Schwarzenegger advertiu que as autoridades serão implacáveis.

"Se eu fosse a pessoa que provocou o fogo, não dormiria tranqüilo", afirmou.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Leia mais

Além do fogo, EUA enfrentam uma das piores secas da história
Incêndios nos EUA custarão até US$ 1,6 bilhão a seguradoras
Schwarzenegger faz jus à imagem de herói nos incêndios na Califórnia
Bush avalia como "rápida e eficaz" resposta aos incêndios na Califórnia
Chamas ainda ameaçam 22 mil casas na Califórnia
Suspeito nega que tenha causado incêndios na Califórnia
de http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u340557.shtml

Nenhum comentário: