quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Por uma nova sociedade

Nos meus tempos de jovem radical, quando morava na Costa da lagoa e trabalhava na UFSC eu dizia: - "Derretam a lata dos automóveis e fabriquem com ela trilhos para os transporte COLETIVO!" É isso! Abaixo a era do automóvel! Transporte coletivo para todos! De graça, a toda hora, e de qualidade!

de http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u335294.shtml

10/10/2007 - 08h24
Nobel de Física defende "nova sociedade" para conter mudanças no clima
da Efe, em Potsdam
Os efeitos socioeconômicos da mudança climática estão sendo tão devastadores que a única maneira de impedir a catástrofe é inventar uma nova sociedade, afirmou o ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1984, o italiano Carlo Rubbia.
"Estamos de acordo com o diagnóstico: estamos em estado crítico. É preciso criar uma nova sociedade", afirmou Rubbia. Ele é um dos 15 Nobel reunidos em Potsdam para debater com 30 economistas e cientistas as conseqüências da mudança climática.
O encontro, aberto e apoiado pela chanceler alemã, Angela Merkel, chega ao fim nesta quarta-feira (10), com a adoção de um memorando para a Conferência sobre o Clima da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento será realizado em dezembro na Ilha de Bali, na Indonésia.
Rubbia, que previu uma "revolução energética", argumentou que a solução para o problema criado pela mudança climática é econômica, política, moral e científica.
Para ele, não basta somente reduzir as emissões nocivas, mas também desenvolver um modelo energético novo.
"Precisamos de novas fontes de energia abundantes e baratas. Eu, pessoalmente, só vejo duas: a energia solar e a nuclear", afirmou Rubbia

Nenhum comentário: