quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Greenpeace: ativistas impedidos de deixar Ibama

Madeireiros, assassinos de árvores. Ganham a vida com isso. Ganham dinheiro matando árvores. Vão procurar outra coisa para fazer!
(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u337297.shtml)

Ativistas do Greenpeace são impedidos de deixar sede do Ibama no Pará
da Folha Online

Sete ativistas do Greenpeace estão sendo impedidos de sair de uma base do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Castelo dos Sonhos (oeste do Pará) por cerca de 300 madeireiros. O grupo tenta transportar uma tora de castanheira queimada até São Paulo.

Rodrigo Baleia/Divulgação

Soldados fazem a segurança de ativistas do Greenpeace no Pará
O grupo conseguiu a liberação do órgão para transportar a tora da castanheira (Bertholletia excelsa), que é protegida por lei federal e não pode ser derrubada ou queimada.

De acordo com o Greenpeace, o tora foi queimada dentro de uma área pública em Castelo dos Sonhos. Os madeireiros ameaçam queimar o caminhão do grupo, que impedido de deixar o local desde às 14h. Doze soldados do Exército, dois policiais civis e 4 PMs estão no local fazendo a segurança.

A tora seria transportada até São Paulo como parte de uma mostra intinerante que o Greenpeace faz para mostrar para a população do Sudeste a realidade do desmatamento da floresta amazônica.

Nenhum comentário: