quinta-feira, 3 de julho de 2008

Preparem-se para a invasão!

Com isso, vai-se acelerar o processo!

Governo estuda taxar fertilizante importado

da Folha Online

Hoje na Folha O governo estuda aplicar uma alíquota de 5% sobre os fertilizantes importados para proteger o desenvolvimento das jazidas em território brasileiro, informa reportagem de Iuri Dantas na Folha (íntegra do texto restrita para assinantes do jornal e do UOL) desta terça-feira. A medida deve ser uma reação à alta internacional no preço de adubos e fertilizantes e à tentativa do governo federal de reduzir a dependência externa desses insumos, elevando a produção nacional em minas ainda não utilizadas, inclusive no bioma amazônico.

A estratégia do governo prevê ainda um terceiro eixo de atuação, que ficará a cargo inicialmente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A instituição vai pesquisar matrizes alternativas de fertilizantes, que vão de moagem de rochas a areia de habitats de tubarões.

O governo também negocia nos bastidores com as principais produtoras de fertilizantes no Brasil, mercado oligopolizado segundo estudos do Ministério da Agricultura. A Bunge e a Vale concordaram em elevar os níveis de produção. A Cargill e a Yara silenciaram sobre os pedidos estatais.

Uma das dificuldades nas negociações com o setor privado é a avaliação governamental de que as empresas não produzem tanto fertilizante como poderiam no país. Para resolver isso, o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) estuda cassar licenças de exploração em vigor.


(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u417991.shtml)

Nenhum comentário: