terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ameaça à Floresta Atlântica em Anitapolis/SC


Ameaça à Floresta Atlântica em Anitapolis/SC


Foto ilustrativa

AÇÃO PODE FOMENTAR O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA E CERRADO

(21.08.06) O Grupo B u n g e - Y a r a comprou a Serra do Rio do Pinheiro em Anitapolis, SC para explorar uma jazida de fosfato. Segundo os investidores será um investimento de baixo custo e grande retorno. O fosfato produzido será para abastecer a industria de fertilizantes brasileira. Os fertilizantes produzidos serão utilizados na agricultura em expansão do soja. A B u n g e vem sendo responsabilizada pela Funaguas (www.funaguas.oreg.br) pela destruição do cerrado no Maranhão e Piauí que vem utilizando a lenha para os fornos de suas industrias no Piauí e Maranhão.

O fosfato produzido em Anitapolis servirá para fertilizantes a ser usado no soja na Amazônia que tem causado desmatamentos se precedentes (www.greenpeace.org.br). Desta forma, caso a B U N G E / Y A R A consiga o licenciamento ambiental para operar a jazida de fosfato em Anitapolis estará causando a destruição de 10 mil hectares de Floresta Atlantica em Santa Catarina e ainda fomentando o desmatamento na Amazônia e Cerrado brasileiro.

A operação da fosfateira em Anitapolis estará também contaminando o Rio Braço do Norte com metais pesados e causando chuva acida.

A Associação Montanha Viva (www.associacaomontanhaviva.blogspot.com) está com uma campanha contra este empreendimento danoso ao meio ambiente de Santa Catarina. (Tânia Rocha - tania_rocha@yahoo.com).

(DO "JORNAL LOCAL", QUE COLOCOU À DISPOSIÇÃO DO GRUPO B U N G E - Y A R A UM ESPAÇO PARA APRESENTAR A SUA VERSÃO.

Nenhum comentário: