quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Porque não usar sacolas plásticas nas compras?

Porque podem levar (e estão levando!) à morte vários animais marinhos, como, por exemplo, os golfinhos. Vejam esta (de http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/12/061214_gigantegolfinhorc.shtml):
Homem mais alto do mundo salva golfinhos com braço
Bao retirando os sacos do estômago de um dos golfinhos
O braço de Bao mede mais de 1m de comprimento
O homem mais alto do mundo salvou dois golfinhos na China usando seus longos braços para tirar sacos plásticos dos estômagos dos animais.

Bao Xishun, um pastor do norte da China, foi chamado pelos veterinários que não conseguiam alcançar os sacos plásticos usando seus instrumentos.

A tarefa estava sendo dificultada porque os golfinhos contraíam seus estômagos.

Bao visitou os animais após a operação

Durante o tempo em que os animais permaneceram com os plásticos em seus estômagos, eles entraram em depressão e perderam o apetite, segundo funcionjários do aquário da cidade de Fushun, no nordeste chinês.

Foram colocadas toalhas sobre os dentes dos animais para que Bao pudesse introduzir o braço através de suas bocas sem ser mordido.

Ele então esticou seu braço de 1,06 m até os estômagos deles.

Os veterinários dizem que os golfinhos passam bem e, embora ainda apresentem pequenas quantidades de plásticos em seus estômagos, vão ser capazes de digeri-las.

Bao, de 54 anos de idade, é reconhecidamente o homem mais alto do mundo com 2,36 m de altura. Ele esteve recentemente visitando o Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

CONSUMIDOR DEVERIA PAGAR POR SACOLA PLÁSTICA DE SUPERMERCADO, DIZ PROFESSOR.
O consumidor deveria pagar pela sacola plástica usada para carregar as compras de supermercado. A sugestão é do professor da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Haroldo Mattos de Lemos. Para o professor, a cobrança seria uma forma de obrigar o brasileiro a usar a embalagem mais de uma vez. “Se quer uma sacola plástica para levar suas compras, pague um determinado valor por ela." Em entrevista à Rádio Nacional, Lemos disse que isso faria com que as pessoas tivessem mais cuidado com as sacolas plásticas e não as jogassem em qualquer lugar, poluindo o meio ambiente. Segundo o professor, na Europa, vários países já adotaram a medida. “Ao chegar em casa com as suas compras, você pagou pela sacola e não vai jogar fora. Você guarda a sacola para levar da próxima vez que for ao supermercado. Essa é a atitude correta”, completou. Haroldo Mattos ressaltou, no entanto, que os supermercados precisam distribuir sacolas de melhor qualidade, que não rasguem com facilidade, para serem utilizadas outras vezes. Por Carolina Pimentel/ABr (via Jornal Absoluto - http://www.jornalabsoluto.com.br/edicao.php?data=2008-02-06).