quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Florestas em destaque no Show Rural

Gostaria de participar para saber o que se pensa sobre a diversidade das espécies utilizadas na recuperação.

Conheço espécies como a grandiuva, o cambotá, a maria-mole, o jasmim-do-mato (forquilhinha) e a capiloroca que, fico pensando: - "Serão elas usadas nestes projetos?"

A grandiuva deveria ser estudada para se verificar de poderia ser utilizada em reflorestamentos, em lugar do horrível "pinus"... Cresce rapidamnte, mesmo em solos degradados... E é nativa!

Florestas em destaque no Show Rural

O Estado de S.Paulo (http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup117408,0.htm)

- Os principais resultados da pesquisa agropecuária, desenvolvidos por 19 unidades de pesquisa da Embrapa, estão sendo demonstrados na Casa da Embrapa e na Vitrine de Tecnologias, durante o Show Rural Coopavel, evento que termina na sexta-feira, em Cascavel (PR).

Um dos destaques são as palestras da Embrapa Florestas. Para amanhã, estão programadas quatro palestras, todas na Casa da Embrapa: Espécies para regeneração de mata ciliar no Paraná, com o pesquisador Antonio Carpanezzi; Projeto Florestas Energéticas - visão geral e planos de ação, com o pesquisador Edson Lima; Serraria Móvel, com o pesquisador Washington Magalhães, e Softwares como ferramenta de manejo e gestão de cultivos florestais, com o pesquisador Edílson Batista de Oliveira.

A unidade também apresentará no evento o documento Espécies nativas recomendadas para recuperação ambiental no Estado do Paraná em solos não degradados. O documento é resultado de pesquisas realizadas pela Embrapa em parceria com a Emater-PR, Iapar, IAP e Fetaep e traz indicações sobre como recuperar áreas nativas de forma correta.

Nenhum comentário: