quinta-feira, 20 de março de 2008

Natureza é agredida pelo lixo humano

Mais uma de

Ainda quero fotografar os rios de Anitápolis e em torno cheios de garrafas PET, sacos plásticos e até embalagens de herbicidas! As fotos serão publicadas aqui.

O ritmo de devastação da Mata Atlêntica tem sido de um campo de futebol a cada quatro minutos, 16 por hora, 390 por dia

Natureza é agredida pelo lixo humano

De cadam 100 quilos de lixo, 63 são atirados em rios e córregos, poluindo cursos d'água

Um dos fatos mais curiosos na natureza é que ela cuida de limpar todos os lixos que produz. Pode-se dizer que a "casa natureza" está sempre limpa ou em processo de limpeza. O fato é que todas as coisas na natureza estão em seu lugar e retornam para o local de origem. A folha que cai da árvore, por exemplo, permanece no chão por algum tempo, mas logo vai se decompor, transformando-se em húmus, ou seja, material de que se alimenta as plantas. A natureza tem seus próprios coveiros, como o urubu, que se encarrega de remover os cadáveres e o mau-cheiro. Ela recicla por conta própria todo lixo que produz. Somente o homem, que também provem da natureza, não cuida bem do seu próprio lixo.

Pouca gente se dá conta de que, jogando um papel no chão, um pedaço de plástico na estrada ou uma lata de cerveja vazia na praia, o lixo vai ficar lá, às vezes por décadas. Nesses casos, nem mesmo a natureza sabe processar todo tipo de material que o homem converte em resíduo. É assim, por causa desse descaso e desrespeito à natureza, que nossas cidades estão cada vez mais poluídas e inabitáveis.

Observe a quantidade de lixo produzida em sua casa, some-a com o lixo dos vizinhos e tente imaginar a montanha de resíduos que o mundo inteiro produz. Um estudo do IBGE, feito em 1980, calculava que cada morador urbano produzia, em média, 220 quilos de lixo domiciliar por ano. Hoje, calcula-se que cada um dos brasileiros que moram nas áreas urbanas, produzem um quilo de lixo por dia, ou seja, mais de 350 quilos em um ano.

Nenhum comentário: