quarta-feira, 12 de março de 2008

Pesquisa prova que criação em camas, com espaço, resulta em galinhas calmas

Para finalizar os posts de hoje sobre o assunto:

Pesquisa prova que criação em camas, com espaço, resulta em galinhas calmas

José Maria Tomazela - O Estado de S.Paulo
- Uma tese de doutorado defendida no ano passado pela zootecnista Sulivan Pereira Alves, do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), demonstrou que o sistema de criação em camas, com espaço e liberdade para as aves, resulta em menos stress para as aves.

Foram estudadas poedeiras das linhagens branca e vermelha. Durante a pesquisa, ela registrou em câmeras de vídeo o comportamento das aves longe da presença humana. Ficou patente que as aves criadas nas gaiolas são mais sujeitas ao stress, que interfere na produção.

O sistema de cria em camas aviárias é de fato menos agressivo às galinhas. Nas gaiolas, sistema utilizado em 98% da produção de ovos comerciais do País, as aves ficam muito apertadas e manifestam sintomas de desconforto.

Na Granja Yamagushi, o comportamento das galinhas também é avaliado para mensurar se o sistema de criação produz o bem-estar das aves. De acordo com Romeu Leite, são analisados 17 itens capazes de indicar, conforme o resultado, o grau de satisfação da galinha. Entre eles, estão o ato de ciscar e o de se espojar na cama do galinheiro.

O espojamento, quando a ave se deita no chão e joga terra ou cama sobre o corpo, é alto indicador de satisfação. Outros indicadores de bem-estar são o cacarejar, a lubrificação das penas, a gala (relação com o galo) e a postura regular. Um sintoma revelador de distúrbio é o canibalismo. ''Se aparecer um caso, o lote leva nota zero e vamos procurar as causas'', diz Leite.

INFORMAÇÕES: Granja Yamaguishi, tel. (0--19) 3867-1173

(de http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup138722,0.htm)

Nenhum comentário: