quinta-feira, 20 de março de 2008

Postagem número 100

Estou chegando ao post de número 100. Já sei sobre o que vai ser: sobre o rio Tietê. O que tem a ver o Tietê com o Ambiente da Serra? Tudo! Muita gente de Anitápolis e das cidades da serra amam a cidade grande. Os "shopping centers", templos do consumo, são atração para adultos e crianças... Mas o que dizer da cidade grande? Eu, que nasci em Santos e vivi em São Paulo (capital), Rio de Janeiro, Curitiba, Brasilia e, por último, vi Florianópolis deixar de ser a querida cidade provinciana e passar a ser uma metrópole com todos os problemas ) poluição, criminalidade galopante, congestionamentos, etc.), tenho a dizer o seguinte:
Quem gostaria que a cidade em que mora fosse "grande" está equivocado. Como já disse Schumacher na década de 1970: "Small is beautiful" - "Pequeno é bonito".
Vamos imaginar:
Anitápolis sendo uma grande cidade e o rio do Povoamento um esgoto a céu aberto. A praça com um congestionamento colossal. As mães com medo de deixar seus filhos saírem de bicicleta ou brincarem na praça... Que tal?
Vamos conseguir melhorar a qualidade de vida, o nível cultural. Isto sim! Mas crescer? Não muito, por favor!

Nenhum comentário: