quinta-feira, 13 de março de 2008

União Européia suspende embargo ao mel brasileiro

Boa notícia para os produtores de mel da nossa serra... Mas, eles submetem o mel às análises?

União Européia suspende embargo ao mel brasileiro
da Folha Online

A União Européia decidiu, por unanimidade, reabilitar as importações do mel brasileiro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12) pelos técnicos do Serviço de Alimentação e Veterinária (FVO) do bloco econômico, que estiveram em missão oficial no Brasil para verificar a continuidade das ações tomadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes nos produtos de origem animal.

Segundo os inspetores europeus, a União Européia reconheceu que o Brasil adotou a equivalência de seus padrões no controle de resíduos e contaminantes do mel. Em poucas semanas será publicado, no periódico oficial europeu, o reconhecimento que possibilitará o retorno efetivo das exportações desse produto aos países do bloco.

Nesta quarta-feira, em reunião na Secretaria de Defesa Agropecuária, os técnicos europeus fizeram um relato das auditorias realizadas, nos últimos dez dias, em dois laboratórios do Ministério da Agricultura e três credenciados, em duas Superintendências Federais de Agricultura, em uma granja, em um abatedouro de equídeos e em duas farmácias veterinárias.

Segundo o ministério, eles concluíram que os laboratórios do governo possuem equipamentos modernos e pessoal qualificado para realizar as análises dos produtos de origem animal que são exportados. Os técnicos concluíram, ainda, que o plano de controle de resíduos evoluiu bastante em relação à missão anterior, realizada em fevereiro de 2007.

De acordo com o ministério, a missão volta para a Europa amanhã. Os inspetores terão 25 dias úteis para encaminhar à SDA a minuta do relatório de auditorias. Em seguida o ministério terá o mesmo prazo para comentar o relatório preliminar e tomar as medidas que atenderão as sugestões dos técnicos europeus.

(de http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u381380.shtml)

Nenhum comentário: