terça-feira, 25 de março de 2008

Velocidade máxima em eco-cidades britânicas será de 25 km/h

Este artigo fez-me pensar na velocidade que vejo nos veículos de certas pequenas cidades que conheço... Para que correr tanto, meu Deus?

Lembra-me de uma música antiga que ouvi no fim da minha adolescência:

"Aonde você vai?"

"Aonde você vai com tanta pressa,
com tanta pressa, com tanta pressa?
Onde você vai com tanto ódio,
com tanto medo, com tanto medo?
Onde você vai com tanta ganância,
com tanta arrogância,
com tanta ignorância?"

"Eu vou, eu não sei onde eu vou,
mas eu não sei onde eu vou
meu senhor."

Era de Antonio Adolfo... Não achei a letra inteira na net...

Velocidade máxima em eco-cidades britânicas será de 25 km/h

Além de BedZED, espera-se que mais dez cidades deste tipo estejam construídas até 2020 no Reino Unido
BBC

LONDRES - O bairro BedZED, em Surrey, no Reino Unido, é um exemplo atual do desenvolvimento de veículos ecologicamente corretos para serem conduzidos em estradas planejadas das eco-cidades a, no máximo, 25 quilômetros por hora. A restrição está entre as propostas destinadas a minimizar o impacto ambiental dos assentamentos.

Fontes do governo britânico dizem que os novos centros estão ficando livres de carros, e o limite de 25 quilômetros por hora será aplicado nas "principais estradas" que levam até esses centros.

Ambientalistas têm criticado o sistema, que tem foco demasiadamente restritivo sobre as emissões de carbono.

Mais de 50 ofertas para o desenvolvimento da produção de "zero carbono" foram inscritas pelas empresas. A ministra da Habitação, Caroline Flint, vai definir as normas esperadas dessas empresas e ainda esta semana anuncia a lista dos 10 novos municípios que são contemplados nas próximas semanas.

"Estes desenvolvimentos serão exemplos para o restante do mundo, não só para o país. É crucial que façamos direito - e eu não faço apologia para colocar isso no maior nível possível", afirmou Caroline. "Nós temos uma oportunidade única para fornecer um programa que vai realmente revolucionar o estilo de vida das pessoas."

Caroline disse que pretende ver as cidades criadas em torno dos pedestres, ciclistas e usuários de transporte público.

Protestos
Ambientalistas afirmam que os planos não dão consideração adequada à outras questões ecológicas, como o impacto que um edifício teria sobre a vida selvagem.

Espera-se que pelo menos cinco eco-cidades sejam construídas até 2016, e 10 até 2020. Essas cidades terão uma população entre 5 e 20 mil pessoas e vão estar ligadas aos maiores centros e cidades.

Houve protestos a nível nacional sobre os planos de moradores que alegam que os regimes vão colocar muita pressão sobre os serviços locais.

A oposição vem sendo expressa em lugares como Grovewood, ao sul de Derbyshire, e Stoughton em Leicestershire. No mês passado, cerca de 300 ativistas marcharam contra os planos para um desenvolvimento de 6 mil casas em Long Marston, perto de Stratford, Warwickshire.

(de http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid145064,0.htm)

Nenhum comentário: